Kojak foi uma série de TV norte-americana do gênero investigação/crime/drama, criado por Abby Mann e apresentado originalmente pela CBS de 24 de outubro de 1973 até 18 março de 1978, num total de 120 episódios de aproximadamente 60 minutos cada. A série surgiu na década de setenta, uma época em que os telespectadores passaram a exigir programas mais voltados a sua realidade atual, capazes de falar diretamente e sinceramente do seu cotidiano, sem mentiras ou fantasias, completamente diferente da década anterior que foi caracterizada por diversos filmes de ficção e muito metafóricas no trato de temas do dia-a-dia.

A década de sessenta apresentou uma série de programas fantasiosos como Jeannie é um gênio, Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, além de agentes secretos imersos na "Guerra Fria", onde o mocinho estava sempre em luta com os vilões que ameaçavam a paz da humanidade, vide James Bond e seus descendentes. Nos anos 70, porém os produtores sentindo essa mudança nos telespectadores,  passaram a apresentar um outro gênero completamente diferente, abrindo espaço ao policias urbanos, detetives e investigadores que mostravam a dura realidade das ruas. 

Este tipo de filmes passaram a proliferar-se nessa época e é nesse contexto que surge Kojak, um detetive duro pra cachorro, desbocado, careca e ainda por cima chupando pirulito pelas ruas de Nova Iorque. Isso era demais. Todavia outras séries de estilos diferentes apareceram nesta época como Columbo, Baretta ou mesmo Starky e Hutch que não compartilhava o seu sucesso entre as mulheres, que preferiam homens mais maduros, principalmente com aquele senso de humor irresistivelmente cínico.

Tipos durões, de certa idade, porém extraordinariamente eficientes em seu trabalho apareciam como imagens de galãs, dando aos seus personagens uma postura mais humana e real. Kojak foi um dos seus máximos expoentes, considerada uma das séries mais violentas da época. Telly Savalas, era Theo Kojak, um incorrupto tenente pertencente a policia de Nova Iorque, popular por seus métodos implacáveis. Ele era chamado para resolver os crimes mais atrozes cometidos ao sul de Manhattan, funcionários corruptos, prostitutas cruelmente assassinadas, roubos com reféns, conspirações do crime organizado, esse era o mundo que ele atuava.

Utilizando seus anos de experiência em serviço e duras táticas interrogatórias, Kojak chegava ao fundo dos delitos que investigava, mas as vezes se via obrigado a atuar na borda dos limites da lei. Ele era ajudado por uma excelente equipe: o detetive e seu fiel companheiro Robert Crocker (Kevin Dobson), o capitçao Frank McNeil (Dan Frazer), o detetive Stravos (George Savalas, seu irmão na realidade), o detetive Saperstein (Mark Russell) e o detetive Rizzo (Vince Conti). Além deles, muitos artistas consagrados como James Woods e Harvey Keitel participaram do seriado, apesar de que Kojak gostar mesmo de trabalhar sozinho, mesmo porque os seus parceiros geralmente não o suportavam por muito tempo devido ao seu humor extraordinariamente ferino.

Isso também abriu caminho ao verdadeiro sucesso de Telly Savalas (Aristotle Savalas), um americano de Long Island, filho de gregos. Apesar de ser bastante conhecido por outros trabalhos também importantes como Juventude Selvagem com Burt Lancaster, Os Doze Condenados, Poseidon, entre outros. Mesmo tendo feito vários filmes sua carreira, ele era considerado um astro popular, mas ele não ligava para isso e até gostava. Com Kojak tornou uma celebridade e conhecido mundialmente. Muitos acreditam que ele é careca por natureza, mas na realidade ele não é. Tudo começou quando teve que interpretar o papel de Poncios Pilatos num filme em 1965. Sua careca agradou tanto que ele começou a raspar a sua cabeça. Sua atuação como Kojak valeu-lhe um Emmy.

 Depois de Kojak, Telly Savalas passou a protagonizar outras séries longas de detetives para o ABC Mystery Movie entre 1989 a 1990. Savalas morreu em 1994, ao 70 anos de idade de câncer, num hotel de Los Angels. Nos seu últimos cinco anos ele já havia se afastados das telas. A série Kojak foi apresentado no Brasil pela Rede Globo.

Em 2005 uma nova versão de Kojak interpretado pelo ator afro-americano Ving Rhames chega a televisão, juntamente com o seu adorado pirulito, além de seu implacável método de investigação, agora junto com o capitão Frank McNeil (Chazz Palminteri) e a auxiliar Carmen Simone (Roselyn Sanchez). O capitão Frank McNeil é o chefe de Kojak, mas sua relação não é assim tão simples. Agora Kojak deve obediência a seu bom amigo. Ele sabe que Kojak opera por debaixo da lei, mas também sabe que o detetive consegue bons resultados com isso. Por mais que pese as técnicas de Kojak, a sua paciência em agüentar os planos de Kojak sempre acabam trazendo boas recompensas, demonstrando um alto grau de confiante no seu companheiro do passado. Carmen Simone é uma ajudante do Juiz do Distrito, que tem como missão colocar Kojak sempre dentro da legalidade em suas investigações e assessorá-lo no que puder principalmente quando ele precisar levar um criminoso diante da justiça.

Simone é mais que sua companheira, é também a nova noiva de Kojak e ser uma companheiro sentimental deste peculiar detetive não é coisa fácil. A obsessão de Kojak com seus casos provoca uma tensão perpétua em suas relações, mas ela é consciente que o mundo dele está mais centrado nos casos policiais do propriamente nela. Mas Simone respeita e compreende Kojak, mas não pode evitar de sentir-se mal cada que ele  a deixa plantada e sai para atender um telefonema, mas ela sabe que todos estes conflitos emocionais devem ser deixados de lado para poderem manter uma relação profissional estável, devido ao trabalho de ambos e caminhar por uma delicada linha que separa um colega de um companheiro sentimental.

Este novo Kojak é baseada na popular série do mesmo nome, que foi protagonizado pelo ator Telly Savalas na década de 70, que deu vida a este peculiar detetive da polícia. A série fez sua estréia pela televisão a cabo USA Network, nos Estados Unidos, de 25 de março de 2005 até 22 de maio de 2005. Inicialmente concebida como uma mini-série, mas depois de 10 episódios produzidos e não alcançar um resultado satisfatório de audiência ela foi encerrada, mas segue um estudo de uma segunda temporada ainda a ser produzido, como aconteceu com outras mini-séries como The 4400, por exemplo. Como na série original dos anos 70, ela acabou protagonizando uma das mais violentas epopéias de ação feitas por atores negros. A nova versão de Kojak é uma série funk, muito urbana, com seqüências de ação e um retrato bem realista da cidade de Nova Iorque. 

Dados do Arquivo:
Tamanho: 350 Mb
Formato: AVI
Idioma: Inglês/Português
Qualidade: DVDRip


Episódios (1ª Temporada - 1973/1974)
 
01 - Cerco de Terror (Siege of Terror) - Megaupload
02 - Trama Fatal (Web of Death) - Megaupload
03 - Um para o Necrotério (One for the Morgue) - Megaupload
04 - O Perigo Vem de Cima (Knockover) - Megaupload
05 - A Garota no Rio (Girl in the River) - Megaupload
06 - Réquiem para um Tira (Requiem for a Cop) - Megaupload
07 - O Corruptor (The Corrupter) - Megaupload
08 - Domingo Escuro (Dark Sunday) - Megaupload
09 - Conspiração Fatal (Conspiracy of Fear) - Megaupload
10 - Um tira Enjaulado (Cop in a Cage) - Megaupload
11 - Vale Fatal (Marker to a Dead Bookie) - Megaupload
12 - O Conto do Vigário (Last Rites for a Dead Priest) - Megaupload
13 - Não se Gradua em Crime (Death is not a passing grade) - Megaupload
14 - Morra Antes que Acorde (Die Before They Wake) - Megaupload
15 - Entregas fatídicas (Deliver Us Some Evil) - Megaupload
16 - Dezoito Horas de Terror (Eighteen Hours of Fear) - Megaupload
17 - Antes que o Diabo Saiba (Before the Devil Knows) - Megaupload
18 - Por Vingança ou por Justiça (Dead on His Feet) - Megaupload
19 - Um Mal Negócio (Dow a Long and Lonely River) - Megaupload
20 - O Resgate (Mojo) - Megaupload
21 - Terapia à Dinamite (Therapy in Dynamite) - Megaupload
22 - A ùnica Saída (The Only Way Out) - Megaupload
publicado por seriestvmp3 às 15:49